Desenvolvimento:
A pior fase, a mais cansativa já passou. Esta é considerada
quase que unanimemente a melhor fase de todas. Eles já falam bem, conseguem ter
uma conversa com principio meio e fim, têm saídas brilhantes e comentários
excelentes, tirados não se sabe bem de onde. Já conseguem fazer a distinção do
que está certo e errado embora por vezes ainda se façam de esquecidos e tentem
novamente testar os limites para ver se continua igual ou mudaram. Já são mais
independentes. Vão à casa de banho sozinhos fazer as necessidades, comem
sozinhos, querem fazer tudo sozinhos. Este é talvez o revés da medalha.
Acham-se já muito grandes e querem fazer coisas dos crescidos mesmo que ainda
não seja bem para a idade deles. Continua a ter que haver um grande controlo
sobre eles. Apesar da linguagem estar mais desenvolta é importante perceber se
dizem todas as palavras correctamente ou se ainda ficou alguma coisa da
linguagem dos gémeos. No caso de ainda terem algumas dificuldades na fala o que
é perfeitamente normal, os pais devem ser aconselhados a marcarem uma avaliação
de terapia da fala para eles. Todos estes anos vão ser uma preparação para
entrada no mundo escolar por isso é muito importante que consigam realizar bem
algumas tarefas próprias para a idade e tenham algumas noções de
responsabilidade.
Comportamento e disciplina:
Continua a ser extremamente importante estimular a
individualidade deles. Agora, mais do que nunca. Com o aproximar do pré
escolar, eles devem ser capazes de responder por si próprios sozinhos e
realizar as tarefas como se de um filho único se tratasse. Muita atenção se
verificam que uma das crianças se sobrepõe à outra. É muito natural que, caso
não consigam acabar com esse sentimento de sobreposição e liderança que sejam
aconselhados a mantê-los em salas separadas no 1º Ciclo. Nunca é uma decisão de
animo leve. Melhor é combater antes do pré escolar para que chegam ao 1º ciclo
completamente independentes. Assim aprenderão ambos muito melhor.
Os seus filhos continuam a ser o cão e o gato. Nada a fazer.
Mas se por acaso se interpõe entre eles vai vê-los a defenderem-se um ao outro
com unhas e dentes. Mais vale deixa-los resolver os seus próprios problemas
mesmo que isso implique arrancarem alguns cabelos. Nesta altura a disciplina continua
a ser muito importante. É uma continuidade. Se não impôs regras na etapa
anterior, agora vai-lhe ser muito mais difícil instala-las. Eles estão mais
fortes, têm uma força desmedida e podem até querer levantar-lhe a mão. NUNCA o
permita. Arranje alguns castigos, que sejam sempre realizáveis e cumpra-os.
Cumpra-os sempre. Esteja em sintonia com o seu companheiro sempre. Mesmo que
não concorde com ele, nunca discorde à frente das crianças. Se o fizer eles vão
apanhar-lhe o seu ponto fraco. Espere pela noite e fale com o seu companheiro
sobre as divergências de opinião.
Lembre-se que 2 crianças da mesma idade que se conhecem melhor que
ninguém juntas têm uma capacidade inacreditável de vos tirar do sério. Mantenha
a calma, converse com elas, se possível separadamente.
Alimentação:
As crianças por volta dos 3 anos já devem comer sozinhas.
Incentive ao máximo a autonomia delas. Coloque babetes de plástico, toalhas de
plástico e deixe-as comer. Provavelmente vai haver alturas em que demoram tanto
tempo que dá vontade de agarrar na colher e enfiar a comida na boca, mas não
faça isso. A comida fica fria? Deixe estar. Eles raramente reclamam. Se
reclamarem reaqueça o prato sem dramas e continue à espera. Vão fazer fitas e
mais uma vez testar. Mantenha a sua posição. A médio prazo é a melhor decisão.
A vida em família:
Como já referimos esta é a melhor fase de todas. Aproveite-a
bem. Saia com eles, vá passear com eles, mostrar-lhes coisas novas, locais
novos. Divirta-se e brinque com eles. Naqueles dias mais frios em que não se
consegue sair à rua, já conseguem ir ao cinema ver um filme do principio ao
fim, ou ficar em casa a ver os desenhos animados favoritos. A TV apesar de ser
desaconselhável estar muitas horas seguidas à frente, pode ser um bom
descompressor, principalmente se estão a passar uma fase mais excitada. Já
começam a apreciar programas em família e começa a haver bastantes actividades
para estas idades como o teatro e espectáculos.
Pré escolar:
A adaptação ao infantário nem sempre é fácil. Na grande maioria
dos casos, principalmente se a entrada se dá por volta dos 3 anos, podemos
contar com choros, birras, recusa em ir para a escola. Quanto mais mimados
forem as crianças e mais atenção tenham recebido nos primeiros anos, pior é a
adaptação. Estão habituados a receberem as atenções todas e a que lhes façam
todas as vontades e de repente têm de dividir a atenção com mais 20 meninos e
meninas. Mas os pais têm de ser fortes pois a ida para o infantário é para o
bem deles. Mesmo que o pai ache que em casa têm todas as condições e são muito
felizes, é importante para a autonomia, socialização e individualização que os
seus filhos se dêm com outros meninos e meninas da mesma idade. A recusa é
passageira. Rapidamente os seus filhos irão habituar-se às novas rotinas, aos
novos espaços e aos novos educadores. O pré escolar, normalmente aos 5 anos é
uma preparação para o
1º ciclo. É muito importante que quando chegarem aqui já
tenham passado por 2 anos de brincadeira e aprendizagem. Imaginem o choque que
é, passarem de um ambiente protector para um ambiente cheio de regras,
imposições e obrigações. Pode pensar que no seu tempo não havia nada disto e
que nunca teve problemas em adaptar-se mas como você, estavam 95% das crianças.
Entravam todas ao mesmo nível. Hoje em dia as crianças chegam ao 1º ciclo já
quase a saber ler e escrever. Uma criança que não frequente o pré escolar vai
sentir varias dificuldades de integração.
Aprendizagem e jogos / Actividades:
Nesta fase as crianças estão sedentas de aprender e adoram conhecer
coisas novas e experimentar situações diferentes. Gostam de olhar para as
letras e reconhecer as letras dos nomes deles e os números. Faça alguns jogos
com eles que estimulem a aprendizagem das letras e números. Arranje um quadro
de ardósia ou magnético para que eles possam copiar as letras que vêm e
identifica-las. Existem inúmeros jogos que estimulam a contagem até 10, 20, por
aí fora. Pode também fazer os seus próprios jogos com rebuçados, botões, fruta.
Vá com eles ao supermercado para eles olharem para a forma
como se escrevem várias coisas e para começarem a ter alguma noção do dinheiro
e para que ele serve.
Vá com eles ao teatro e a espectáculos musicais. Alguns são
gratuitos e muito divertidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário