Desenvolvimento:
Este período é um dos períodos de desenvolvimento maior dos
seus bebés. É o período em que vão deixar de ser bebés para serem meninos e
meninas. Já começaram a andar, a correr, já dizem várias palavras e por volta
dos 3 anos já devem ser capazes de elaborar frases completas com a correcta
utilização gramatical. A curva do crescimento costuma abrandar um pouco entre o
1º e o 2º ano pois é quando começam a ter alguma personalidade a nível da
alimentação. Por vezes começam a aparecer aqui as primeiras viroses, se é que
ainda não começaram e isto pode ser determinante no apetite das crianças. Vai
reparar que regra geral quando um adoece pode ter praticamente a certeza de que
o outro adoece a seguir e isto é tão mais verdade quando os gémeos são
monozigóticos. Por volta dos 2 anos de idade podem começar as primeiras
tentativas para tirar a fralda mas, atenção. Deixe que os seus bebés estejam
preparados. É importante que saibam para que serve o penico, que saibam dizer
quando querem fazer xixi ou cocó. Muitas vezes, principalmente quando as
crianças estão nos infantários, as educadoras insistem cedo demais para tirar a
fralda. Imponha-se. Se acha que os seus bebés ainda não estão preparados e que
está a ser um stress demasiado grande para si e para eles, desista. Há tempo
para isso. Normalmente as meninas são mais asseadas e conseguem tirar a fralda
antes dos meninos mas não quer dizer que seja sempre assim. É importante
respeitar os ritmos de cada criança. Se respeitar os ritmos dos seus filhos vai
ser todo um processo muito mais fácil. Para facilitar e porque eles gostam de
fazer as coisas por imitação, deixem as crianças ver-vos na casa de banho.
Mostrem como se faz, se forem menina ou se forem meninos. Há meninos que acham
piada a fazer xixi logo de pé. Se ele gostar, aceite. Não o obrigue a ir ao
bacio só porque sim. Coloque estrategicamente os bacios num local de fácil
acesso para que logo que lhes dê vontade, eles por iniciativa própria se sentem
no bacio para fazer as necessidades. Nem
sempre os gémeos têm o mesmo timing. Neste aspecto, até para os gémeos
monozigóticos pode haver uma diferença abismal em termos de timing. Não
desespere. Comece por tirar a fralda durante o dia sem fralda cueca, sem nada.
Só cuecas. Compre umas cuecas bem giras que eles gostem e que tenham pena
quando se molharem. Isto vai incentiva-los a terem cuidado com os descuidos. Se
um já largou a fralda e o outro ainda nem quer saber não desespere. Pode não
ser a altura certa para ele. Interrompa o processo por uns tempos, pode ser até
meses. Vá lembrando o que está de fraldas que o irmão já não tem fralda, que a
fralda é para os bebés e que quando ele se sentir preparado voltamos a tirar.
Sempre com calma e sem stress. Se reparar que a fralda está seca por algum tempo
insista com ele em fazer as necessidades no bacio e faça uma festa por se ter
controlado, mas atenção à festa. Um “YUPI EHHH a fralda está seca”, chega. Não
caia na asneira de dar doces ou prendas porque não é esse o objectivo. Pode
fazer um quadro sim, com autocolantes na parede da casa de banho onde vai
colando sorrisos de cada vez que a criança faz as necessidades no sitio certo.
Mais uma vez insistimos que deve respeitar o ritmo das suas crianças. Vai ver
que corre tudo muito melhor e não se preocupe. Há crianças que deixam aos 2
anos, outras aos 3, outras já perto dos 4. Só depois de largarem a fralda
durante o dia, é que devem tentar a fralda nocturna e o processo é exactamente
igual. Deixem ser eles a dizer que já não querem a fralda à noite. Se houver
descuidos, não ralhe com eles, seja positiva e diga sempre, amanhã vais
conseguir. Em passeio evite ao máximo a fralda cueca. Para o carro use
resguardos de incontinência para os banquinhos deles. São duradoiros e se
houver um descuido não fica com o banco todo molhado.
Comportamento e disciplina:
Já ouviu falar dos terrible Two? Ora bem… bem vinda a esta
fase que pode começar logo no 1º ano e durar mais do que os famosos 2 anos. É a
fase do teste. Eles testam os seus limites até ao máximo. São capazes de levar
uma pessoa à loucura. Birras atrás de birras, desobediência, indisciplina.
Acham-se os donos do mundo e não perceberam ainda que o mundo não gira à volta
deles. Normalmente as crianças que foram para o infantário desde cedo, aprendem
desde cedo as noções básicas das regras e do que está certo e errado, no
entanto, no infantário podem portar-se lindamente e em casa serem os terrores.
Os pais devem logo instituir regras de bom comportamento. Incentiva-los a
arrumar os brinquedos com uma canção, inovando nas brincadeiras. Mas,
prepare-se, eles conseguem ser muito teimosos e quando se juntam os dois nos
disparates ninguém os segura. Por outro lado também é divertidíssimo vê-los
juntos a brincar. Conseguem ter uma capacidade de imaginação enorme, inventam
brincadeiras com coisas que nunca nos passou pela cabeça e têm conversas de
chorar a rir. Ponha-se de parte escondida e observe-os por instantes, se
possível com uma câmara de filmar. Mais tarde vão se fartar de rir. Também
começam a ter as primeiras brigas um com o outro e vai ser cada briga.
Independentemente de serem 2 meninos, 2 meninas, 1 menino e uma menina, as
brigas chegaram e estão para ficar. Mas não se preocupe pois tão depressa estão
às turras como aos beijinhos e abraços. É uma relação de amor ódio. E acredite.
Eles adoram-se mais que a eles próprios. É extremamente importante estimular a
individualidade deles nesta altura. Tente sempre que possível passar um tempo a
sós com cada um deles. Tente separa-los por poucos períodos de tempo. Vai ser
bom para todos. Eles crescem e aprendem mais sobre si próprios e para si pois
por uns tempos vai sentir que é 100% só de um deles. No infantário, insista
para que os separem nas actividades. Não é necessário te-los em salas
diferentes, basta que as educadoras tomem consciência da individualização
deles. Não permita que os tratem como “os gémeos”. Incentive que tratem cada um
pelo nome. Vista-os de forma diferente para evitar confusões e respeitar a
individualidade de cada um. Para que no inicio eles reconheçam os seus próprios
objectos, como o copo, prato, pijama, edredon, atribua uma cor diferente para
cada um. Na doença tente separa-los. Se estão no infantário incentive que o
outro vá. Por vezes em termos de logística pode ser complicado mas sempre que possível,
tente fazer isso. Vai custar um bocado a eles, principalmente se nunca se
separaram, mas pense uma coisa. Vai haver uma altura em que eles vão ser
obrigados a ganhar asas e a voar sozinhos e depois? É muito melhor que quando
chegar essa altura, já não seja um choque para eles. Vão ser muito mais felizes
ao se sentirem únicos. A cumplicidade, essa, vai sempre existir.
Alimentos:
Eles já comem da panela dos papás. Tudo o que vocês
quiserem. Mantenham sempre uma alimentação saudável e variada, com peixe, carne
e legumes. Façam sempre por criar pratos coloridos e acompanhado com salada ou
legumes. Aproveite as nossas dicas de culinária na rubrica “nutrição”.
Habitue-os a comer sopa às refeições, prefira grelhados a fritos, evite bebidas
com gás ou demasiado doces e prefira fruta em vez de doces. Todos ganham em ter
uma alimentação saudável.
Cuidados e Bem-Estar:
Nesta fase as vossas crianças precisam de muitos estímulos.
Estão em plena fase de crescimento. Se ainda não os puseram no infantário, está
na altura de considerarem essa possibilidade. Eles precisam de estar com os
seus pares, de brincarem com outras crianças e de sentirem que o universo não
gira em torno deles próprios. Já estão a passar a fase de bebés em que precisam
de cuidados extremos e estão a ganhar alguma independência mas cuidado. Esta
fase também é a pior a nível de acidentes. Eles ao testarem os seus próprios
limites, acabam por fazer coisas bem perigosas. É preciso redobrar a atenção.
Deve-se descer o nível do colchão das camas ou até mesmo passa-los para camas
individuais, manter janelas fechadas e portas fechadas e nunca mas nunca
descurar a atenção porque quando menos esperamos eles arranjam uma maneira de
fazerem o que querem.
A vida em família:
Agora já se sentem mais uma família. As vossas crianças já
interagem com vocês, já conseguem leva-los a um restaurante e comer em família.
Apesar do cansaço físico e psicológico ainda existir, nesta altura mais o
psicológico devido à atenção redobrada para os disparates que fazem que temos de
ter, já conseguem respirar fundo. Já devem dormir a noite toda seguida. Se
ainda não o fazem está mais que na altura de acabarem com qualquer vicio que
exista a meio da noite. O sono seguido e profundo é extremamente importante
para o desenvolvimento do cérebro deles. Também é importante que se habituem a
adormecer sozinhos pois o facto de adormecerem sozinhos faz com que acreditem
na capacidade deles próprios e assim, se acordam durante a noite, conseguem
readormecer sozinhos mais facilmente. Também faz muito bem à auto estima e a
organização do cérebro deles pois é quando estão sozinhos a tentar adormecer
que o cérebro se organiza. Às vezes acontece que, pelo facto de dormirem juntos
no mesmo quarto, torna o adormecer uma festa em vez de ser uma fase de calmia.
Aí os papás têm que se impor. É hora de dormir, não é hora de brincar. Institua
uma rotina com uma historia de um livro que gostem, não muito grande ou invente
uma história e diga que depois da historia têm de ficar a dormir, apaga-se a
luz e fazem um soninho grande para acordarem bem fortes e cheios de energia. Se for necessário fique à espreita no quarto e
quando os vir levantados ou a falar imponha respeito e silencio na hora de
dormir.
Aprendizagem / Jogos / Actividades:
Se não pomos mão neles, o que eles gostam mais de fazer
neste período é atirar coisas ao ar. Não pode ser. Mas eles não aprendem
sozinhos, temos de incentivar e ajudar.
Puzzles: Eles começam a ganhar interesse em fazer puzzles.
Pode ser uma óptima maneira de os acalmar. Incentiva-os a estarem sentados e a pensar.
Livros: Sente-os numa rodinha e escolha um livro simples com
uma historia pequena com muitos bonecos. Leia-lhes a historia, mostrando os
desenhos e explicando com movimentos o que se está a passar. Se tem imaginação
invente uma historia com os bonecos preferidos deles. No fim fale com eles
sobre a historia para que possa perceber se eles entenderam a historia e se têm
alguma duvida.
Fantoches: Faça um teatrinho de fantoches para eles. Pode
até ensina-los a fazer os seus próprios fantoches e depois troquem, sejam vocês
pais os espectadores.
Musica: Todas as crianças adoram musica e barulho. Coloque
nas mãos deles um pianinho, uma guitarra, uns ferrinhos, um tambor e deixe-os
experimentar os vários sons. Pode fazer os seus próprios instrumentos musicais
com coisas que tenha em casa. Um tupperwer com uma colher de pau, uma panela,
buzinas.
Prepare os ouvidos e os vizinhos.
Desporto: Incentive-os a fazer um desporto logo de
pequeninos. Os meninos costuma gostar de jogar à bola e as meninas de dançar
mas nesta fase não há grandes diferenças em termos de sexo. Jogue a bola com
eles e coloque uma musica bem divertida.
Dance com eles. Imite-os. Eles vão se fartar de rir ao ver os pais a dançar à
maluca.
Desenhos / Recortes: Dê-lhes papel para a mão e deixe-os a
pintar. Tente de vez em quando dar-lhes objectivos para fazer. Arranje revistas
com brinquedos ou com alimentos e ajude-os a recortar e colar.
Dê-lhes
plasticina para darem largas à imaginação. Não se preocupe com a sujidade. As
canetas e pinturas devem ser laváveis mas vista-lhes uma bata para fazer estas
actividades. O vestir uma bata até os ajuda a perceber que estão a trabalhar e
aprender.
Fale muito com eles olhando para eles. Como estão a aprender
a falar é importante que percebam a vossa forma de falar. Não falem com eles à
bebé com diminutivos. Chamem as coisas pelos nomes. Corrijam-nos mas sem grande
insistência para que eles não se sintam mal. Se estão no infantário faça-os
conversar sobre o dia a dia, o que fizeram, com quem brincaram, o que comeram.
Tenha muita atenção a esta fase e ao comportamento dos dois
numa actividade. Não deixe que um se sobreponha ao outro. Se um fala pelo outro
chame a atenção, diga que não pode ser. Incentive o mais calado a falar. A
mesma coisa para cada actividade. Nunca compare desenhos e diga que um é mais
bonito que o outro. Arranje maneira de estimular as diferenças encontrando
sempre factores positivos em ambos. Se um termina uma actividade mais depressa
que o outro, veja se o outro se sente frustrado. Se isso acontece diferencie as
actividades para que não se sinta inferior ao irmão. Assim pode explicar se
voltar a acontecer que estão a fazer coisas diferentes, não estão a competir.
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