sexta-feira, 18 de julho de 2014

Saiba mais sobre Gémeos: dos 3 aos 5 anos



Desenvolvimento:
A pior fase, a mais cansativa já passou. Esta é considerada quase que unanimemente a melhor fase de todas. Eles já falam bem, conseguem ter uma conversa com principio meio e fim, têm saídas brilhantes e comentários excelentes, tirados não se sabe bem de onde. Já conseguem fazer a distinção do que está certo e errado embora por vezes ainda se façam de esquecidos e tentem novamente testar os limites para ver se continua igual ou mudaram. Já são mais independentes. Vão à casa de banho sozinhos fazer as necessidades, comem sozinhos, querem fazer tudo sozinhos. Este é talvez o revés da medalha. Acham-se já muito grandes e querem fazer coisas dos crescidos mesmo que ainda não seja bem para a idade deles. Continua a ter que haver um grande controlo sobre eles. Apesar da linguagem estar mais desenvolta é importante perceber se dizem todas as palavras correctamente ou se ainda ficou alguma coisa da linguagem dos gémeos. No caso de ainda terem algumas dificuldades na fala o que é perfeitamente normal, os pais devem ser aconselhados a marcarem uma avaliação de terapia da fala para eles. Todos estes anos vão ser uma preparação para entrada no mundo escolar por isso é muito importante que consigam realizar bem algumas tarefas próprias para a idade e tenham algumas noções de responsabilidade.

Comportamento e disciplina:
Continua a ser extremamente importante estimular a individualidade deles. Agora, mais do que nunca. Com o aproximar do pré escolar, eles devem ser capazes de responder por si próprios sozinhos e realizar as tarefas como se de um filho único se tratasse. Muita atenção se verificam que uma das crianças se sobrepõe à outra. É muito natural que, caso não consigam acabar com esse sentimento de sobreposição e liderança que sejam aconselhados a mantê-los em salas separadas no 1º Ciclo. Nunca é uma decisão de animo leve. Melhor é combater antes do pré escolar para que chegam ao 1º ciclo completamente independentes. Assim aprenderão ambos muito melhor.
Os seus filhos continuam a ser o cão e o gato. Nada a fazer. Mas se por acaso se interpõe entre eles vai vê-los a defenderem-se um ao outro com unhas e dentes. Mais vale deixa-los resolver os seus próprios problemas mesmo que isso implique arrancarem alguns cabelos. Nesta altura a disciplina continua a ser muito importante. É uma continuidade. Se não impôs regras na etapa anterior, agora vai-lhe ser muito mais difícil instala-las. Eles estão mais fortes, têm uma força desmedida e podem até querer levantar-lhe a mão. NUNCA o permita. Arranje alguns castigos, que sejam sempre realizáveis e cumpra-os. Cumpra-os sempre. Esteja em sintonia com o seu companheiro sempre. Mesmo que não concorde com ele, nunca discorde à frente das crianças. Se o fizer eles vão apanhar-lhe o seu ponto fraco. Espere pela noite e fale com o seu companheiro sobre as divergências de opinião.  Lembre-se que 2 crianças da mesma idade que se conhecem melhor que ninguém juntas têm uma capacidade inacreditável de vos tirar do sério. Mantenha a calma, converse com elas, se possível separadamente.

Alimentação:
As crianças por volta dos 3 anos já devem comer sozinhas. Incentive ao máximo a autonomia delas. Coloque babetes de plástico, toalhas de plástico e deixe-as comer. Provavelmente vai haver alturas em que demoram tanto tempo que dá vontade de agarrar na colher e enfiar a comida na boca, mas não faça isso. A comida fica fria? Deixe estar. Eles raramente reclamam. Se reclamarem reaqueça o prato sem dramas e continue à espera. Vão fazer fitas e mais uma vez testar. Mantenha a sua posição. A médio prazo é a melhor decisão. 

A vida em família:
Como já referimos esta é a melhor fase de todas. Aproveite-a bem. Saia com eles, vá passear com eles, mostrar-lhes coisas novas, locais novos. Divirta-se e brinque com eles. Naqueles dias mais frios em que não se consegue sair à rua, já conseguem ir ao cinema ver um filme do principio ao fim, ou ficar em casa a ver os desenhos animados favoritos. A TV apesar de ser desaconselhável estar muitas horas seguidas à frente, pode ser um bom descompressor, principalmente se estão a passar uma fase mais excitada. Já começam a apreciar programas em família e começa a haver bastantes actividades para estas idades como o teatro e espectáculos.

Pré escolar:
A adaptação ao infantário nem sempre é fácil. Na grande maioria dos casos, principalmente se a entrada se dá por volta dos 3 anos, podemos contar com choros, birras, recusa em ir para a escola. Quanto mais mimados forem as crianças e mais atenção tenham recebido nos primeiros anos, pior é a adaptação. Estão habituados a receberem as atenções todas e a que lhes façam todas as vontades e de repente têm de dividir a atenção com mais 20 meninos e meninas. Mas os pais têm de ser fortes pois a ida para o infantário é para o bem deles. Mesmo que o pai ache que em casa têm todas as condições e são muito felizes, é importante para a autonomia, socialização e individualização que os seus filhos se dêm com outros meninos e meninas da mesma idade. A recusa é passageira. Rapidamente os seus filhos irão habituar-se às novas rotinas, aos novos espaços e aos novos educadores. O pré escolar, normalmente aos 5 anos é uma preparação para o 
1º ciclo. É muito importante que quando chegarem aqui já tenham passado por 2 anos de brincadeira e aprendizagem. Imaginem o choque que é, passarem de um ambiente protector para um ambiente cheio de regras, imposições e obrigações. Pode pensar que no seu tempo não havia nada disto e que nunca teve problemas em adaptar-se mas como você, estavam 95% das crianças. Entravam todas ao mesmo nível. Hoje em dia as crianças chegam ao 1º ciclo já quase a saber ler e escrever. Uma criança que não frequente o pré escolar vai sentir varias dificuldades de integração.

Aprendizagem e jogos / Actividades:
Nesta fase as crianças estão sedentas de aprender e adoram conhecer coisas novas e experimentar situações diferentes. Gostam de olhar para as letras e reconhecer as letras dos nomes deles e os números. Faça alguns jogos com eles que estimulem a aprendizagem das letras e números. Arranje um quadro de ardósia ou magnético para que eles possam copiar as letras que vêm e identifica-las. Existem inúmeros jogos que estimulam a contagem até 10, 20, por aí fora. Pode também fazer os seus próprios jogos com rebuçados, botões, fruta.
Vá com eles ao supermercado para eles olharem para a forma como se escrevem várias coisas e para começarem a ter alguma noção do dinheiro e para que ele serve.
Vá com eles ao teatro e a espectáculos musicais. Alguns são gratuitos e muito divertidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário