sexta-feira, 18 de julho de 2014

Saiba mais sobre gémeos - dos 0 aos 12 meses




Recém-Nascido
Desenvolvimento
Os seus bebés já estão cá fora. E agora? Salvo raras excepções o peso com que os gémeos nascem é quase sempre inferior a 3 Kgs, mesmo quando aguentam até as 37/38 semanas, o máximo recomendado para uma gravidez gemelar. Assim, vai ter 2 bebés pequeninos, magrinhos, indefesos para criar e cuidar. Parece assustador? Parece, mas esse sentimento desaparece num instante pois rapidamente a mãe descobre em si, o seu instinto maternal. É verdade que são mais indefesos do que os bebés de termo de uma gravidez individual? Não. Os bebés podem de facto ser mais pequeninos, mas se tudo correr como o normal terá 2 bebés perfeitamente saudáveis, com o sistema imunitário perfeito. A única diferença é serem mais pequenos que os que nascem de gravidez única. E essa diferença pode manter-se durante muito tempo.
Alimentação:
Nesta altura os recém nascidos por serem mais pequenos, poderão necessitar de uma alimentação mais regular e menos espaçada do que os bebés individuais de termo.  Enquanto um bebé de termo começa em regra por se alimentar de 3 em 3 horas. Não são raras as vezes que os gémeos precisam de se alimentar de 2 em 2 horas nos primeiros tempos.
O melhor alimento para os gémeos nesta altura é sem duvida o leite materno. Não caia na asneira de achar que não consegue, mesmo que alguns médicos lhe desincentivem. Tente. Sem tentar, nunca saberá. Fique a saber que fisiologicamente é possível sim, amamentar gémeos, trigémeos, o tempo que quisermos. É preciso persistência, sim e muita, muita vontade. Mas  também, não se sinta mal se não conseguir ou simplesmente não quiser. Acredite, nós mães de gémeos sabemos o quão difícil é, e as vezes, simplesmente sentimo-nos no nosso limite e achamos que é demais para nós. Não está só nesse sentimento e nunca se sinta culpada por não amamentar.
A grande vantagem da amamentação, para além da saúde que é fundamental, é a poupança. Imagine só o dinheiro que poupa em leites se conseguir amamentar. Mais, quando entrar no ritmo e se conseguir amamentar os dois ao mesmo tempo, acredite que vai poupar imenso tempo. E o seu leite está sempre pronto a sair. Não é preciso esterilizar biberons, aquecer água.
A vantagem do leite artificial é que pode pôr o paizão a ajudar. Ah pois é. O pai pensava que ia ficar só a ver? Não. Ponha o papá de biberon na mão também. A meio da noite é do melhor que há. Outra vantagem é a certeza de que o bebé está a ser bem alimentado e a beber o correcto para a idade.
Cuidados e bem estar:
Um recém nascido passa a grande maioria do tempo a dormir. Com os gémeos é igual. Um conselho muito importante é: rotinas. Crie o máximo de rotinas possível e insista nelas. Rotinas para dormir e rotinas para comer. Não caia na asneira de, com gémeos, dar de comer quando têm fome e pô-los a dormir sempre que têm sono independentemente de terem fome ou sono na mesma altura. Se fizer isso, vai dar consigo e com o pai a enlouquecer porque imagine que está sozinha e um quer comer e o outro dormir. Como faz? Rotinas. Extremamente importantes.

A vida em família:
Uma vez que estes bebés ainda dormem cerca de 18 horas por dia, de forma intermitente e muitas das vezes mais de dia do que de noite, é essencial que rapidamente os ensine a diferença entre o dia e a noite. Durante o dia, os bebés devem estar consigo de luz aberta e até com algum som ambiente que pode ser simplesmente o rádio ou a TV ligada. De noite, feche as cortinas e silencie a casa.
Não se iniba de sair um pouco sozinha e deixar os bebés ao cuidado dos avós ou do marido, nem que seja por uma horinha. Vá beber um café com as amigas, descontrair um pouco, rir, ao cabeleireiro, à manicura. Cuide de si. Esse momento é muito importante para lhe dar forças para o resto dia. Vai haver alturas que se vai sentir prestes a enlouquecer. Não se preocupe. É normal. Partilhe os seus sentimentos nos vários grupos de gémeos que existem e vai ver que não é a única. Todas passámos por isso. Umas mais, outras menos. A partilha de experiências ajuda a ultrapassar os maus momentos.

Actividades:
Neste momento não há ainda muitas actividades que possa desenvolver com os seus bebés. Pouco interagem. Brevemente vão começar a lançar sorrisos a emitir sons que vão encher a vossa casa de alegria.
1-3 meses
Desenvolvimento dos gémeos e mais
Este período é um dos períodos mais importantes do desenvolvimento dos gémeos, mas também o mais trabalhoso. É uma altura em que a dependência dos bebés para com os adultos é extrema. Não sabem ainda exprimir os seus desejos e estão num mundo completamente novo e desconhecido para eles. Imagine o que é estar 9 meses enfiado numa casa quentinha sem preocupações nenhumas e de repente é posto fora de casa, para um ambiente de diferenças temperaturas, com sons e cheiros estranhos. Até aos 3 meses o seu bebé começa finalmente a esboçar sentimentos. Alegria, repugnância, dor. Vai ser maravilhoso ver os seus bebés finalmente a sorrir para si. Mas nem tudo são rosas. As cólicas as vezes podem ser as nossas maiores inimigas e se é desagradável para um bebé ter cólicas, imagine, dois a chorar de cólicas. Lamento mas neste aspecto não vamos conseguir ajudar porque infelizmente não há nenhum remédio milagroso. Há de facto, várias mezinhas que pode experimentar, algumas até podem aliviar mas é melhor preparar-se para passar as suas piores noites de sempre. A boa noticia é que: Vai passar!
Não se preocupe com comentários de vizinhos maldosos ou familiares chatos que dizem que os bebés são pequeninos para a idade, que estão magrinhos etc. Confie em si própria e lembre-se da altura em que eles nasceram e do quão pequeninos eles eram. Aposto que essas pessoas nem se lembram disso, outras nem sabem que é mesmo assim.

Alimentação:
Como já foi referido, é importantíssimo que desde a fase de recém-nascido comece logo a adoptar rotinas. Por vezes os pais, caem na tentação de dar logo de comer aos bebés assim que choram pois julgam que está a chorar de fome. Por vezes não está, pode chorar pois está com uma cólica, ou desconforto. Se aplicar a rotina de forma certa também pode ter a certeza que está a cumprir com o timing da alimentação. Assim, se o seu bebé está a chorar mas ainda não é hora de comer, tente uma distracção com ele. Mude-lhe a fralda, aplique uma massagem, dê um passeio com ele ou eles no carrinho. Por volta dos 3 meses pode começar a adaptar o horário dos seus bebés aos seus. Comece suavemente a alargar o tempo entre uma mamada e outra, por forma a que uma das primeiras refeições do dia, coincida com o pequeno almoço e outra com o almoço. Um exemplo pratico é a rotina das 8h00-12h00-16h-20h-24h. Esta rotina vai ajudar-vos quando aos 4 meses introduzirem os sólidos.
Enquanto puder amamentar, força, continue. Se está a dar leite artificial também ainda não é altura de mudar. Tenha em atenção se os bebés não bolsam, ou até mesmo se o facto de ter muitas cólicas terá a ver com o leite que bebe. Tente mudar de marca até acertar. Ás vezes só experimentando é que chegamos lá.
Cuidados e bem estar
Os seus bebés não são de porcelana. Não se partem, não se preocupe. Também não fique a pensar que lá por serem pequeninos e terem nascido pequeninos, estão mais sensíveis a apanhar constipações e viroses. É um mito. Fique a saber que tanto se constipa um bebé de termo como se constipam os gémeos. É igual.
Você pode e deve sair com os seus bebés à rua porque é de pequenos que se deve habituar-lhes aos sons e barulhos. Apanhe ar puro com eles. Faz bem a si e a eles. Eles vão adorar. Vai precisar obviamente de um transporte, mas há muita coisa. Sabia que até pode levar os seus bebés num sling ou pano? Não há nada que não possa fazer só por ter tido gémeos. Agora, prepare-se para os comentários e olhares indiscretos na rua. Até parece que somos aves raras, ou atracções de circo. Habitue-se. Vai ser assim, sempre!
Não esquecer a mala quando sair à rua, ou melhor… a mega mala.

Vida em família:
Peça ajuda aos seus familiares sempre que sinta necessidade. Familiares, amigos, vizinhos. Toda a ajuda é preciosa nesta fase. Se conseguir ir passar uma noite fora com o seu companheiro não se sinta mal por isso. Faça-o e aproveite ao máximo. Vai ter inúmeras saudades dos seus bebés mas vão se sentir ambos completamente revigorados. Confie nas pessoas com quem deixa os seus bebés e divirta-se.  Deve deixá-los juntos ou separá-los? Nesta fase não é importante essa decisão. Você conhece os seus filhos melhor que ninguém. Eles já sentem a presença um do outro não se esqueça. Porque não convidar os avós a dormirem na vossa casa ao invés de levá-los para casa dos avós? Estude as melhores alternativas.
Atividades
Balance um a um delicadamente o bebé em seus braços de barriga para baixo, apoiando a cabeça. Ele experimentou o movimento do corpo no espaço e pode até, em certas ocasiões, consolá-lo, principalmente se tiver muitas cólicas.
Faça-lhes festas , carícias, massagens .
Durante o banho, faça escorrer a água, em diversas partes do seu corpo . Eles descobrem novas sensações e aprendem os limites do seu corpo.
Ofereça-lhes um cenário desafiador para ver, ouvir e sentir (objetos de cores contrastantes, brilhantes, em movimento, que emitem sons e com texturas diferentes). Um tapete de actividades costuma cumprir este propósito e até pode colocar lá os dois.
Fale com eles, cante, sorria, olhe nos olhos, imite as expressões faciais e alguns sons que eles fazem. Isso estimula o interesse no rosto humano e incentiva-o a produzir novos sons.

4-6 meses

Por volta dos 4 meses os seus bebés começam uma nova etapa. Já se riem, movem pernas e braços no ar. Ainda não se sentam sozinhos mas já se notam algumas tentativas nesse sentido. Começam a emitir os primeiros sons e a expressar os sentimentos de uma maneira mais perceptível. Ainda dormem bastante mas já conseguem estar acordados por largos períodos. Sabia que os gémeos são os bebés que mais tempo passam sozinhos? Tem uma explicação. Enquanto um bebé fruto de uma gravidez única tem a mamã só para si e pode receber colinho, carinhos e brincadeiras individuais, uma mãe de gémeos tem de dividir ou melhor, multiplicar a sua atenção por dois ou mais. Dar colo é uma tarefa praticamente impossível de efectuar, pois o mais certo é quererem os dois colo ao mesmo tempo. O sling ou pano que já falamos pode ajudar nessa tarefa, mas pela sua saúde e pela saúde das suas costas, é melhor não se habituarem a isso. Mais uma vez, não se sinta mal por achar que não dá a devida atenção aos dois. Esse sentimento não é único. Tente aproveitar o máximos os momentos que está com eles pois passam depressa demais, apesar de neste momento achar que duram uma eternidade.
Por volta dos 6 meses os bebés começam a aguentar-se sentados e alguns começam mesmo a tentar gatinhar ou rastejar. Mas se isso não acontecer não se preocupe, cada criança tem o seu ritmo! Mesmo nos gémeos cada um tem o seu ritmo e este pode não ser igual ao do seu gémeo. Os dentes dos bebés também começam a aparecer por volta desta altura, uns mais cedo outros mais tarde. Até 1 ano de idade eles vão aparecendo. Curiosamente, reparamos que quando os gémeos são monozigóticos o aparecimento dos dentes é quase em simultâneo ou com uma diferença de poucos dias. A ordem de crescimento também costuma ser igual. Quando são gémeos dizigóticos a diferença pode ser abismal. Um pode ter os dentes completamente cá fora e o outro apenas meia dúzia. Os gémeos dizigóticos acabam por ter um desenvolvimento como se 2 crianças de pais diferentes mas da mesma idade se tratassem. Não são de todo comparáveis.

Alimentação:
Entre os 4 e os 6 meses entra a alimentação mais variada. O leite continua a fazer parte da grande maioria das refeições mas é importante que se comece a introduzir outros alimentos. Uns pediatras aconselham começar pela sopa, outros pela papa, outros ainda pela fruta. É indiferente. Aliás, os seus bebés é que vão decidir isso sabia? Imagine que o pediatra pede para começarem pela papa, mas os seus bebés detestam papa. Vai obrigá-los? Obviamente que não.
Aqui começam também aspectos únicos na vida de uma mãe de gémeos. Enquanto 1 panela de sopa para um bebé só dá para meia dúzia de refeições. 1 panela de sopa para os gémeos dá para metade ou menos. Pode ter 2 bebes que adoram comer e estão sempre prontos, pode ter 2 bebés muito difíceis de comer e até pode ter um que come a sua papa e a do mano se preciso for. As estratégias para dar a comida aos dois são as que melhor se adaptar. Coloque-os lado a lado e vá dando uma colher a um e outra a outro. Se estiver acompanhada melhor ainda. Ou então dê a um de cada vez, pois assim passa um tempo próprio e seu com um único bebé e o seu bebé também vai apreciar ter a mamã só para ele. Esta estratégia também é importante implementar de vez em quando pois assim os bebés também se habituam a esperar pela sua vez. Vão ter de compreender que a mamã só tem 2 braços. Pode custar nos primeiros dias e vai demorar mais algum tempo com certeza, mas a paciência tem de ser rainha. Dê os alimentos todos a experimentar a ambos, com base nas tabelas alimentares dadas pelo pediatra. Pode haver um alimento ou outro que um não goste. Uma opinião muito particular é, não ceda aos gostos dos bebés. Eles são muito novos para não gostarem de qualquer coisa. Os bebés só começam a ter gosto por volta dos 18 meses, sabia? Se lhes fizer mal, obviamente não dê, mas se vir que é capricho, insista. Claro que podemos sempre fazer opções. Se um não gosta muito de sopa com cenoura e para o outro é indiferente, faça sopa com abóbora. Se um só gosta de cenoura e outro só gosta de abóbora tem aí um problema para resolver. Fazer 2 sopas distintas não é uma solução pacifica. Aos poucos tente introduzir o alimento que o outro não gosta… em pequenas quantidades, até se habituar ao sabor. A persistência faz o hábito e uma criança habituada a comer de tudo vai sempre comer de tudo. Há inúmeras receitas que pode fazer e o nosso portal vai ajuda-lo certamente a ter ideias. 

Cuidados e Bem estar:
É de notar que os seus bebés já começam a interagir um com o outro. Muitas vezes vamos dar com eles a fazer festinhas um ao outro ou mesmo brigar. Como também é a altura onde começam a explorar e a rastejar, mantenha tudo o que pode magoar fora do alcance dos bebés. Não se esqueça de tapar as tomadas da parede que nesta altura estão ao nível dos olhos deles e pode tornar-se tentador ir lá por o dedo para ver que buracos são aqueles.  Se tiver um parque ou uma piscina insuflável e espaço obviamente, coloque os bebes lá dentro para poderem explorar à vontade sem riscos.

A vida em família:
Nem tudo são rosas. Sabia que existe uma grande percentagem de pais de gémeos separados? Os primeiros 6 meses são sem duvida uma prova de fogo para qualquer casal, pai de gémeos. É a altura mais cansativa e mais desesperante. O tempo custa a passar. Depois, quando olhamos para trás, percebemos que passou rápido demais. É muito natural que tenham existido inúmeras discussões entre vocês, muitas vezes, fruto de noites atrás de noites mal dormidas. O pai achava que ser pai era só brincar e fazer bidu bidu ao bebé, mas foi confrontado com dois bebés a precisar de imensa atenção. A mãe pode-se desdobrar em 2 e até mais mas é só uma no final de contas e vai precisar muito do pai. O pai vai ter de ser mãe também. Os pais que esqueçam a historia de “tu é que és a mãe e como tal tu é que tens de dar leite, mudar fraldas, dar banho, arrumar a casa” e ainda tem de ter tempo para ser namorada, mulher e amante. Se fizerem isso, vão ter tudo menos a namorada, mãe e amante. Vão ter uma mulher cansada, triste, resmungona. Arregace as mangas e junte-se a ela. Vai ver que as coisas a dois fazem-se melhor e mais depressa. Não julgue que só você é que sabe cuidar dos bebés. Eles também sabem. Às vezes fingem é não saber. Ensine-os e eles deixam de ter essa desculpa. Não seja perfeccionista. Mudou a fralda ao bebé mas esqueceu-se do creme? Para a próxima ele põe o creme. Fez o jantar mas só sabe fazer ovos mexidos? Não se queixe. Dê-lhe umas receitas simples e fáceis para fazer. Participarem ambos nas actividades é uma forma de se sentirem mais próximos. Não quer dizer com isso que as discussões deixem de existir por isso continua a ser muito importante guardarem um tempinho para vocês dois a sós.

Actividades:
Jogos do esconde, esconde um objeto ou pessoa vai deliciar o seu bebé. Proponha-lhe fazer diferentes variações entre "Hi!", “cucu!!” ou ainda “onde esta?” Quando você mostrar os objetos/pessoas escondido(a)s.
Brinquedos barulhentos entretêm muito o seu bebé. Será fascinante ver que tem uma reação imediata do brinquedo (ruído), ao agita-lo, e isso vai motivá-los a repetir a experiência com outros objetos.
Use as mãos para imitar as palavras de uma rima ou uma canção. Isso irá atrair a atenção do seu bebé no ritmo das palavras e, quando ele for maior, pode reproduzir as suas ações. Vários contos populares incluem jogos de mãos e dedos, que forma os bonecos , a pequena aranha e uma dança do polegar pequeno .
O jogo do “Baloiço” ou "Cavalito"  que permite ao seu bebé a aprender sobre música e ritmo e encontrar o seu corpo. Você pode, por exemplo, balançando-os na espreguiçadeira cantar uma canção ou fazendo-os saltar sobre os seus joelhos como se fosse um "cavalito". No entanto, certifique-se que a criança gosta da atividade e que não tem medo.
Objetos de diferentes texturas são divertidas para os seus bebés explorarem. Use uma variedade de materiais e tecidos como veludo, lã, caixas de papelão, etc. Supervisione sempre os seus filhos durante esta actividade para impedi-los de colocar objetos na boca.

6-12 meses

Socorro… eles andam aí. Entre os 6 e os 9 meses eles começam a gatinhar. Uns nem chegam a gatinhar. Perto dos 12 meses começam logo a andar. O timing varia de criança para criança e até de irmão para irmão, gémeo ou não. Costuma dizer-se que os gémeos adquirem a parte motora muitas vezes antes das crianças de uma gravidez única. No entanto, nem sempre será assim. Pode acontecer também o contrário, se não forem motivados, vão precisar de mais tempo para dar os primeiro passos. E aí podem começar só lá para os 15/16meses. Os gémeos desde cedo estão em competição. O que um faz, o outro tenta fazer a seguir e melhor. Se a competição é uma prática muitas vezes desaconselhada, neste caso traz algumas vantagens. Também ajuda o facto dos gémeos receberem pouco colo e serem incentivados muitas vezes a desenrascarem-se sozinhos. Uma coisa é certa, uma vez começando a andar, papás preparem-se. Os gémeos têm uma energia inesgotável. Afaste os móveis que possam aleijar mas também não retire totalmente pois não se esqueça que os seus bebés não estão sempre em casa, e eles também têm que perceber os seus limites. Preparem-se para umas belas nódoas negras, galos e até uma ou outra cabeça partida. Faz parte.
Perto dos 12 meses começam também a balbuciar as primeiras palavras mas, repare uma coisa. Regra geral os gémeos neste aspecto são muito mais atrasados que os bebés únicos. Os gémeos começam desde cedo a adquirir a sua própria linguagem que só eles percebem, nem os pais e isso pode ser condicionante na aprendizagem da língua. Nesta altura essa situação não é de todo preocupante.

Alimentação:
Até aos 12 meses os seus bebés já terão de ter experimentado praticamente todos os alimentos e deverão estar por esta altura aptos a comer da panela. Ainda não comem sozinhos mas podemos começar a dar um garfinho ou uma colher para mão para eles irem experimentando picar a comida. É muito natural que voe comida pelo ar. Mantenha a calma e respire fundo. Até aos 12 meses os seus bebés já devem estar habituados a dormir a noite toda seguida sem acordar. Se ainda acordam para comer, está na altura de acabar com isso. Aos 12 meses, a alimentação diária deve ser suficiente para eles.

A vida em família:
Ufff o primeiro ano está quase a acabar. Estamos todos vivos. Optimo. Os problemas agora vão acabar… MITO. Os problemas agora é que vão começar! Se o 1º ano foi desgastante a nível físico, prepare-se que o 2º ano vai começar a sê-lo também a nível psicológico. Quando as crianças começam a andar é muito natural que o queiram fazer sempre que forem sair. Se sair com um bebé é relativamente fácil, sair com 2 da mesma idade pode já não o ser. Mesmo que eles queiram andar, leve o carrinho pois vão-se cansar muito facilmente. É boa ideia ter 2 carrinhos bengala ou carrinhos lado a lado. Se for sair sozinha com eles pode pensar em adquirir uma trela. Desenganem-se os que pensam que trelas são só para cães. Desmistifiquem isso. É melhor andar com os 2 de trela ou deixar cada um correr para seu lado e perder um deles? Sabia que noutros países é pratica corrente levarem os bebes a sair de trela?

Actividades:
Logo que os bebés começam a dar sinais de quererem andar, devemos incentivá-los. Coloquem-se um de cada lado e incentivem os seus bebés a irem ter um com o outro. Coloque uma bola no chão e deixe-os ir buscar a bola.
Quando estão deitado de costas, coloque os brinquedos poucos centímetros acima das suas cabeças. Para vê-los melhor, o seu bebé irá inverter a cabeça para trás e chegar a esses objetos. Isto incentiva-o a virar-se e deitar-se de barriga para baixo.
Coloque dentro do seu alcance objetos de formas e tamanhos diferentes : blocos de madeira, cilindros, objetos redondos. Ao manusea-los, a criança aprende a ajustar o seu poder na forma de objetos e usar os dedos em formas diferentes.
Peça-lhes para indicar  uma imagem com o dedo num livro.
O sentar no chão entre as pernas e balançar lentamente da esquerda para a direita, depois para a frente. Este jogo vai levar o seu filho a desenvolver respostas protetoras: ele estende as mãos para evitar quedas.
Dê aos seus filhos um cesto de objetos de diferentes formas e tamanhos. Ele vai adorar e colocá-los-á de volta para dentro do cesto.
Quando eles andarem de gatas, divirta-se a persegui-los . Os seus filhos ficarão encantados em vê-lo no chão com ele.
Ensine-os a imitarem-vos "Muito bem" , batendo palmas, ou "adeus" com uma mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário